7 passos para Memorizar as escrituras sagradas – Memorização da Bíblia

7 passos para Memorizar as escrituras sagradas, Por que memorizar as escrituras sagradas é Importante? Você já deve ter ouvido de muitas pessoas que é importante memorizar versículos da Bíblia , muitos dizem que devemos fazer isso para usarmos como escape na hora em que as as tentações baterem em nossa porta, para alcançar um nível de intimidade maior com Deus e muitas outras coisas.  Baseado nisto e no vídeo acima separamos uma lista com várias razões para você guardar a Palavra do Senhor em sua mente.

7 passos para Memorizar as escrituras Facil

Não é muito difícil desanimarmos da leitura Bíblica. Pense comigo: neste momento você está animado com sua leitura da Bíblia? Está lendo todos os dias ou tem falhado muito? Desde o começo do ano você falhou mais ou foi mais vitorioso na leitura bíblica? Se você tem sido vitorioso, parabéns, é sinal de que está motivado para a leitura da Palavra e, tenho certeza de que está se fortalecendo espiritualmente a cada dia. Mas se você está desmotivado e a leitura da palavra de Deus tem ficado de lado, tenho certeza de que está fraco espiritualmente. Você precisa se motivar e retornar ao caminho da comunhão com Deus. E eu vou te ajudar a fazer isso com algumas dicas preciosas. 7 Passos para Entender e Memorizar Melhor a Bíblia! Cansado de não conseguir ler e entender a Bíblia? Sete passos para mudar essa situação

7 passos para Memorizar as escrituras sagradas a distância

7 passos para Memorizar as escrituras facilmente

7 passos para Memorizar as escrituras com Facilidade

Passo 1 – Olhe para além das dificuldades Dificuldades costumam nos meter medo e tirar o nosso ânimo. Isso porque desejamos do fundo do coração que tudo aconteça da forma que queremos, de preferência, sem grandes esforços. Não é diferente com a leitura bíblica. Olhamos para as dificuldades que aparecem (cansaço, sono, falta de entendimento, dia a dia corrido, etc.) e aceitamos que elas nos vençam. Para se manter motivado olhe para além das dificuldades. Paulo, um homem que passou por dificuldades gigantescas, nos ensinou: “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.14). Paulo perseguia seus objetivos e olhava fixamente para eles, por isso, quando as dificuldades apareciam ele as vencia, pois sua missão era muito maior do que qualquer obstáculo. Ele olhava além. Aprenda a olhar além das dificuldades.

Passo 2 – Resolva problemas ao invés de os ficar supervalorizando Supervalorizar os problemas é algo que fazemos muito. Na história do povo de Israel houve um momento em que doze espiões foram mandados a observar a terra prometida e trazer um relatório a respeito do que o povo enfrentaria quando fosse tomar posse dela. Dez desses espiões trouxeram o seguinte relatório: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” (Nm 13:33). Eles olharam para os problemas e olharam para si mesmos e desanimaram. O desânimo chegou a tal ponto que eles se enxergavam como gafanhotos que seriam esmagados facilmente. Em contraste com essa atitude desanimadora desses dez, temos os outros dois espiões, Josué e Calebe, que espionaram a mesma terra, mas disseram: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nm 14. 9). Como é possível visões tão diferentes da mesma coisa? É que alguns olham os problemas e outros preferem achar soluções para os problemas. Em qual grupo você se enquadra?

Passo 3 – Não foque sua motivação apenas em seus sentimentos Algo muito comum que acontece em nossa vida é focarmos os olhos no sentimento. Por exemplo, se acordo meio sem vontade de ler a Bíblia já fico desanimado. Isso está errado! O foco não deve estar apenas no sentimento, antes, deve estar de forma muito forte na razão. A razão é capaz de vencer o sentimento. Um exemplo: eu tenho um bebê de 1 ano. Quando ela acorda a noite, chorando por algum motivo, sinceramente, não tenho a mínima vontade (sentimento) de levantar, pois quero dormir e descansar. Mas o que faço? Levanto e uso a razão. Sei o que devo fazer, sei o que minha filha precisa. Não tenho vontade, mas levanto e faço. Assim deve ser também com nossa vida de comunhão com Deus. Simplesmente faça o que deve ser feito e ponto!

Passo 4 – Não dê ouvidos ao “coitadismo” O “coitadismo” é aquela atitude que temos de nos colocar sempre como vítimas de uma situação, buscando desculpas para aliviar a nossa consciência. Quando Deus questionou Adão sobre ele ter comido do fruto da árvore proibida, como ele respondeu? Com “coitadismo”: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gn 3. 12). Adão preferiu se colocar no papel de vítima ao invés de autor de sua própria história. É o que fazemos muitas vezes para justificar o fato de não lermos a Bíblia Sagrada. Não podemos dar ouvidos ao “coitadismo”. Precisamos assumir nossos erros e mudar a nossa história, sermos autores da nossa história e não levados por qualquer situação para longe da vontade de Deus. Lembrando que Deus não caiu no “coitadismo” de Adão e também não cairá no nosso.

Passo 5 – Não ache que tudo vai cair do céu Como gostamos de ganhar coisas, não é verdade? Se pudéssemos ter tudo que queremos nas mãos sem ter de trabalhar, seria ótimo, não? O problema é que nada vai cair do céu em nossa vida, nem a nossa comunhão com Deus. Tudo sairá do suor de nosso rosto, exigirá algum esforço e disciplina. Eu falo muito sobre isso em meu método “Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente”. Você quer ser um leitor da Bíblia e estar mais próximo de Deus? Se sim, terá de batalhar para que isso seja uma realidade em sua vida. Terá que investir energia e recursos nisso! O povo de Israel foi liberto por Deus da escravidão do Egito e foi prometido a eles a terra de Canaã. Mas o que eles encontraram quando chegaram lá? Várias batalhas para tomarem posse da terra prometida. Deus tem promessas a cada um de nós e faz a parte dele, mas essas promessas não caem do céu, precisamos fazer a nossa parte e lutar por elas.

Passo 6 – Pare de deixar as coisas para amanhã Amanhã eu faço! Amanhã eu mudo! Na segunda-feira eu começo firme! Essas são frases não de quem está planejando mudanças em suas vidas, mas de quem está se enganando dia após dia. Quantas vezes você prometeu que ia dar mais atenção para Deus e não cumpriu? Quantas vezes você disse que ia começar amanhã e não começou? O que você acha que Deus pensa disso? Acha que Ele está alegre com essa enganação toda? Opa, seu “coitadismo” deve estar se levantando agora tentando te defender, mande que ele fique calado! É hora de assumir seus erros perante de Deus e começar hoje a mudança. Comece como pode. Eu abordo essa questão de forma bem profunda em meu método Como Ler a Bíblia, comece com o que tem nas mãos, mas comece, pois feito é melhor que perfeito. Não deixe para amanhã. Deus quer ver a mudança hoje!

Passo 7 – Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima Gosto muito dessa frase da música “Volta por cima”, pois ela expressa exatamente o que uma pessoa motivada deve fazer. Se somos crentes verdadeiros e não temos lido a Bíblia devemos, como apontei nos pontos acima, corrigir nossa motivação, tirar a poeira que acumulou em nós e dar a volta por cima. Gosto muito da forma como Jesus abordava pessoas pecadoras, desmotivadas e trazia a elas uma nova motivação com responsabilidade. Jesus não aceitava o “coitadismo”. Jesus as perdoava, as confrontava e exigia uma mudança. Veja o que disse a uma prostituta logo após salvá-la de um apedrejamento: “Vai e não peques mais” (Jo 8.11). Jesus diz a cada um e nós hoje: Vá e faça diferente! Não continue da mesma forma, nos mesmos erros que sabe que comete todos os dias. Espero que esses 7 Passos te ajudem a levar a um outro nível a sua vida com Deus! Que Deus Abençoe a Todos Sempre Um Abraço…

Por que memorizar as escrituras sagradas?

1. Memorizar as escrituras torna a meditação possível: Precisamos guardar a Palavra em nossas mentes para que em ocasiões onde não temos como ler a bíblia, por exemplo, meditar na palavra com o que já temos guardado. E a meditação é o caminho para um entendimento profundo da palavra. Então, se você vai meditar na lei do Senhor de dia e de noite (Sl 1:2), se faz necessária a memorização de um pouco das escrituras em sua mente.

 2. Memorizar as escrituras fortalece a minha fé, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). E isso acontece quando estou ouvindo a palavra em minha mente.

 3. Memorizar as escrituras molda o jeito com que eu vejo o mundo, conformando a minha mente de acordo com o ponto de vista de Deus em tudo.

 4. Memorizar as escrituras torna a palavra de Deus mais acessível para vencer as tentações do pecado, pois admoestações e as promessas de Deus são o caminho pelo qual vencemos as mentiras enganadoras do diabo.

 5. Memorizar as escrituras protege a minha mente, fazendo com que seja mais fácil, para mim,d etectar erros. E o mundo está cheio de erros, pois “o deus deste mundo”(o diabo) é um mentiroso.

 6. Memorizar as escrituras me capacita de golpear satanás na face com uma força que ele não pode resistir, para proteger a mim mesmo e a minha família de seus ataques.

 7.Memorizar as escrituras fornece a fonte para um relacionamento com Jesus, pois Ele fala conosco através de sua Palavra e em nenhum outro lugar,  De uma forma doce, poderosa, autêntica e real, então nós o respondemos em oração, e se a palavra dele estiver em nossa mente poderemos conversar com Ele em qualquer lugar.

Descubra os segredos da Memorização da Bíblia! Memorize versículos, capítulos, todos os salmos , a vida de Jesus e mais! Clique Aqui e Descubra  Acesse Este link e veja Mais Detalhes.